[AsteriskBrasil] RES: Integração Hylafax

Daviramos Roussenq Fortunato davi em engeplus.com.br
Quarta Outubro 29 09:35:05 BRST 2008

Instalando Hylafax

O Hylafax é um projeto Open-Source que tem por objeto criar um servidor de
fax, o hylafax
não tem nenhuma ligação com o Asterisk, ele foi desenvolvido para utilizar
modens de Fax para
receber os mesmo. Mas através do software iaxmodem, essa integração se torna
possível. Para
maiores informações sobre o Hylafax acesse
http://www.hylafax.org/content/Main_Page

Passo 1: Instalando os pacotes necessários.
libstdc++-devel glibc glibc-common glibc-devel glibc-headers
glibc-kernheaders gcc gcc-c++ libtiff-devel

Passo 2: Baixando e descompactando o IAXModem.
#wget http://downloads.sourceforge.net/iaxmodem/iaxmodem-
1.1.0.tar .gz?modtime=1202748577&big_mirror=0
# tar -vzxf iaxmodem-1.1.0.tar .gz

Passo 3: Instalando e configurando o IAXModem.
# cd iaxmodem-1.1.0
# ./build static
# ./configure
# make
# cp iaxmodem.init.fedora /etc/rc.d/init.d/iaxmodem
# cp iaxmodem /usr/local/sbin/iaxmodem
# chmod +x /etc/rc.d/init.d/iaxmodem
# mkdir /etc/iaxmodem
# vi /etc/iaxmodem/ttyIAX0
Dentro do arquivo que criamos (/etc/iaxmodem/ttyIAX0) vamos colocar as
configurações
para o Fax assim:
device /dev/ttyIAX0
owner uucp:uucp
mode 660
port 4570
refresh 60
server ipdoservidorIAXSeEstiverInstalandoJuntoComODiscColoque_127.0.0.1
peername nomedoUsuarioIAX
secret senhaDoUsuarioIAX
cidname nomeDoUsuarioIAX
cidnumber numerodeIdentificação
codec ulaw

Crie o Ramal IAX2 com as mesmas configurações que foi utilizada no arquivo
ttyIAX0. Se você quiser criar mais de um ramal para fax, crie outros
alterando os dando por
exemplos: ttyIAX1, ttyIAX2, sem se esquecer de mudar o device /dev/ttyIAX1
etc...

Passo 4: Baixando e instalando o Ghostscript.
# wget http://downloads.sourceforge.net/ghostscript/ghostscript-
8.54.tar .gz?modtime=1147834943&big_mirror=1
# tar -vzxf ghostscript-8.54.tar .gz
# cd ghostscript-8.54
# ./configure
# make
# make install
NOTA: Exitem outras versões do ghostscript, que podem ser utilizadas.

Passo 5: Baixando e instalando o Hylafax.
# cd ..
# wget
http://prdownloads.sourceforge.net/hylafax/hylafax-5.2.2.tar.gz?download
# tar -vzxf hylafax-5.2.2.tar .gz
# cd hylafax-5.2.2
# ./configure
# make
# make install

Passo 6: Iniciando o Fax.
Acesse o arquivo /etc/rc.d/rc.local.
# vi /etc/rc.d/rc.local
E acrescente no final do arquivo as seguintes linhas:
/usr/local/sbin/iaxmodem ttyIAX0 &
/usr/local/sbin/faxgetty ttyIAX0 &
# /etc/init.d/iaxmodem start
# /etc/init.d/hylafax start
# /etc/rc.d/rc.local

Passo 7: Configurar o sistema para receber fax:
# faxsetup
O Faxsetup fará varias perguntas, eu vou mencionar apenas as básicas para o
funcinamento.
Coutry code [1]?55
Area code [000]?048
Serial port that modem is connected to []?ttyIAX0
Phone number of fax modem []?+55.48.3432.0096
Local identification string (for TSI/CIG) {"NothingSetup"]?NomedoFax
NOTA: O Fax's chegarão no seguinte diretório: /var/spool/hylafax/recvq

Para Enviar por E-mail, crie um arquivo na pasta /var/spool/hylafax/etc com
o Nome FaxDispatch

Nesse arquivo coloque o seguinte:

FILETYPE=tif;
SENDTO=seuemail em dominio.com.br;

Se quiser ter varios fax`s e e-mail diferentes:

case "$DEVICE" in
ttyFax001) SENDTO=email001 em domino.com;; # todos os faxes recebidos em
ttyFax001
ttyFax002) SENDTO=email002 em dominio.com;; # todos os faxes recebidos em
ttyFax002
esac

Atenciosamente
Daviramos Roussenq Fortunato