[AsteriskBrasil] Interligar Asterisk E1 + PBX Digitro

André Luiz Dal Grande aldg5875 em tj.sc.gov.br
Quinta Outubro 30 10:33:52 BRST 2008

Daniel,

Vamos por parte como diria Jack.

O LDAP assim como Mysql, está instalado na maquina local (no asterisk), mas
temos uma unica maquina central, que chamamos de bd (banco de dados) onde
temos os banco de dados de produção, ou seja, mexemos somente na maquina bd,
e está replica o Mysql para todos as maquinas. O mesmo acontece com LDAP. A
instalação do LDAP na maquina do Asterisk, é para garantir que caso caia o
Link, os usuários continuem usando. Logo a gerencia do LDAP é unica para
todos os predios, assim como Mysql (temos hoje 20 Predios com *).

Qto a qualidade das Chamadas, todas as Centrais usam E1 com a pública, sai
somente via LINK as ligações destinadas para outras Centrais e locais nas
outras Centrais. Temos em média de 130 a 230 ramais instalados nas centrais
citadas. O Fluxo de ligações através de IAX, usando o codec 729 varia muito
pela demanda. Mas posso te dizer que sai de 1 a 5 ligações simultaneas para
o link de dados (usando G729).

Os unicos casos de picote de voz, até agora é quando nossos links estão no
talo (consumo maximo), ai ocorre problemas, que estamos contornando com QoS
apartir de janeiro de 2009, com licitação da nossa rede de dados.

Fora isso, o sistema funciona perfeitamente. Nossa realidade é um pouco
diferente de muitos casos que já vi aqui. Optamos pelo Asterisk, por sermos
da área de informática, a facilidade de expansão das centrais e manutenção
de todo o sistema, além da integração entre as centrais e termos uma rede
MPLS entre os predios, acabando as ligações DDD entre as mesmas. O único
problema que temos, e isso serve para qualquer central independente de ser
com Digitro ou IP puro é FAX, que devido ao G729, não funciona, então
criamos uma categoria FAX, e sai pela E1.

Valeu, respondi a tudo?
André Luiz Dal Grande - (48) 32872270
Chefe de Divisão de Redes de Comunicação
Diretoria de Informática
Direção Geral Administrativa
Tribunal de Justiça de Santa Catarina