[AsteriskBrasil] QOS

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Segunda Setembro 8 11:54:07 BRT 2008

Não entendo muito (na verdade, nada) sobre Mikrotik, mas estou assumindo que é um roteador.

Vamos ver se eu entendi:

O roteador possui duas portas ethernet, uma ligada diretamente no Asterisk e outra indo para a sua rede local. Se é isso mesmo, o link realmente é dedicado para voz ou você está com outras aplicações em cima dele (web, email, etc)?

Se for esse o caso, então é bastante possível que você tenha problemas mesmo. O QoS é feito somente na saída (ou seja, no sentido Asterisk -> Internet), a menos que você possua uma rede MPLS, aí a própria rede pode prover QoS de ponta a ponta. Isso acontece porque se está havendo perda de pacotes no link, o estrago já está feito e não há nada que o roteador pode fazer a respeito.

O que eu mais vejo ocorrendo na prática são problemas de jitter, e não de perda de pacotes. Isso é facilmente contornável usando o jitter buffer do Asterisk ou dos dispositivos nas pontas (softphone, telefone IP, ATA). Só tome cuidado pois o jitter buffer introduz latência e pode ocasionar eco.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Núcleo de Tecnologias Convergentes
Canall Tecnologia em Comunicações