[AsteriskBrasil] Telefone SIP e IAX2

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Terça Setembro 9 15:50:10 BRT 2008

Olá,

       Obrigado pelas palavras de apoio... Já tentei com o Ekiga e com o
Twinkle, mas minhas idéias fogem ao foco deles, que na minha opinião são
os melhores para Linux e de código aberto, porém em C (GTK) e C++ (QT)
respectivamente.

       Primeiramente preciso me aprofundar em SIP, e de quebra vou
mergulhar em IAX, mas ficar somente lendo e resenhando não está com
nada. Então escolhi uma linguagem nova, fácil e promissora e resolvi por
a mão na massa para escrever um código para o SIP, dividido em uma
estrutura (campos) para cada o pacote SIP, um "parser" que dado um
pacote SIP ele preenche e retorna uma estrutura SIP, e uma classe que é
uma seção SIP, a qual conterá uma lista dos pacotes SIP enviados e
recebidos. O mesmo vai então valer para o IAX e SDP.

       Seguido estará pela seção de mídia onde for o caso. Aqui entram
os protocolos RTP com codecs de áudio, ficando para o final protocolos e
pacotes de vídeo.

       A interface gráfica, independente, poderá ter as bibliotecas
gráficas de livre escolha, de forma que cada botão de operação, como
registrar o usuário para receber chamadas, por exemplo, chamaria uma
função do tipo sip.register(<argumentos>), o que torna possível usar
essa idéia em linha de comando, porém convenhamos que se não tiver uma
"arte final", não vai atrair praticamente ninguém.

       Postei isso aqui por querer desenvolver de forma didática e
diretamente validado com Asterisk, isto é, toco pacotes SIP com o
Asterisk e se o mesmo responder bem ao "diálogo", então está por
satisfeito. Assim, seria uma boa para quem quer programar e usar Asterisk.

       Desculpe se me estendi um pouco, mas vou estar criando um projeto
para essa idéia, chamado de KEIGMA, em homenagem à três personagens no
teatro da minha vida e também tem algo a ver, se não me engano, com o
fato de a igreja permitir que cada missa fosse feita na linguagem de sua
origem, permitindo assim que muitos seguidores, interpelados pela "voz
de Deus", sentiram-se pecadores. Profundo, não?

[]'s
           Junior Polegato