[AsteriskBrasil] Softphone para Symbiam OS

Thiago Costa dk.thiago em gmail.com
Quarta Setembro 10 23:18:12 BRT 2008

Olá lista.

Recentemente adquiri um aparelho celular Nokia N95. É um barato, achei ele
ótimo, eu não conhecia o tal do Symbiam OS, achei muito bom mesmo. Ok, vamos
ao meu problema, no aparelho existe uma opção de configuração SIP, para fazer
chamadas atravez de SIP, muito util isso num celular não é. Eu conseguia me
conectar em um rede WiFi e fazer chamadas SIP normalmente, mas e onde não tem
WiFi como que faz? Então tive a ideia de tirar o chip do meu modem Claro 3G e
colocar no celular, a navegação na internet funcionou tudo bem, eu consigo me
registrar no servidor Asterisk sobre o 3G, só que eu não consegui fazer nem
receber chamadas no celular sobre o 3G. Ai fui debugar no Asterisk o que
estava acontecendo. Quando eu faço uma chamada eu recebo o INVITE
normalmente, o Asterisk responde com o ACK normalmente, ai do nada interrompe
tudo com o erro "Unsupported Media Type". O que seria isso? Ok, ai fui tentar
ligar para o ramal em que o celular estava registrado, o celular
responde "Busy Here", isso não acontece somente quando o ramal esta em uso? O
celular não estava em uso e respondeu isso, muito estranho. Como sobre WiFi
tudo funciona as mil maravilhas então o problema é no 3G. Então peguei o chip
coloquei denovo no modem, liguei no computador. Instalei um softphone para
testar se a rede 3G da Claro tinha alguma limitação para VoIP, mas não deu
nenhum problema, o softphone registrou, fez e recebeu chamadas normalmente.
Então o problema não é na rede da Claro. Dai então fui para meu ultimo teste,
instalar um softphone no celular pra ver no que dava, eu achei dois programas
tipo o Skype, mas que usa protocolo SIP, uma chama Gizmo e o outro chama
Fring, nos dois as chamadas SIPs foram realizadas normalmente, então
confirmei que era limitação do Symbiam mesmo. O problema em usar o Fring ou o
Gizmo é que eles tem uma rede deles para VoIP, no caso se eu quiser usar um
servidor Asterisk proprio para fazer as chamadas eu precisaria de um
softphone tipo o X-Lite ou o Ekiga. Ninguém da lista conhece nada do tipo
para o Symbiam?

--
THIAGO DE SOUZA COSTA

e-mail: dk.thiago em gmail.com