[AsteriskBrasil] Problema do NAT - Comunicação cliente com cliente - Uso do STUN

Reinaldo de Carvalho reinaldoc em gmail.com
Sexta Setembro 26 10:35:07 BRT 2008

> Estou com uma dúvida quanto ao uso do protocolo STUN em servidores Asterisk
> em comunicação VOIP. Uso o TrixBox.
> O cenário do meu problema é o seguinte: possuo um servidor voip, porém 2
> clientes A e B, que não estejam numa mesma rede local e que estejam atrás de
> um NAT, que queiram se comunicar não conseguem devido que, depois da
> negociação SIP, a comunicação não chega ao cliente devido a ser barrada na
> porta em que o NAT o transformou. Por exemplo, se um cliente A tem um ip
> 198.160.... : 8000 e outro B tem 198.152.....:6000 , após o SIP, eles
> [...]

O netfilter (driver do kernel iptables) tem suporte a  "conntracks",
que detectam conexões secundárias como ftp-data, irc-dcc, sip, e fazem
o nat corretamente.

Esse problema pode ser solucionado carregando o conntrack SIP no
equipamento que faz NAT.

--
Reinaldo de Carvalho
http://korreio.sf.net