[AsteriskBrasil] Problema com X100P

Pacheco Tecnologia pachecotecnologia em yahoo.com.br
Quinta Abril 9 17:29:20 BRT 2009

Pessoal,

Estou tentando instalar uma X100 com 1 FXO para fazer o atendimento de
uma linha, tocar uma mensagem e transferir para um ramal pré-definido.

Minha central telefônica funciona da seguinte forma, são 9 ramais..
porém somente o 1 e o 2 tocam quando entra ligação, então oq desejo é
colocar o asterisk pra atender no ramal 1 , tocar uma mensagem e depois
tranferir para o ramal 5.

Porém não estou conseguindo fazê-lo atender.

Segue minhas configurações:

dahdi_cfg -vv
DAHDI Tools Version - 2.1.0.2

DAHDI Version: 2.1.0.4
Echo Canceller(s):
Configuration
======================

Channel map:

Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Echo Canceler: mg2) (Slaves: 01)

1 channels to configure.

Setting echocan for channel 1 to mg2

--------------------------------------------------------------------------------------------------

/etc/dahdi/system.conf

loadzone = br
defaultzone = br
fxsks = 1
channels=1 ; canais da nossa placa
echocanceller=mg2,1 ; cancelador de eco para o canal 1

--------------------------------------------------------------------------------------------------

cat /etc/asterisk/chan_dahdi.conf

[trunkgroups]

[channels]
txgain=10.5 ; usei aumento em dbi máximo pois o som estava muito baixo
rxgain=10.5 ; usei aumento em dbi máximo pois o som estava muito baixo
echotraining=yes ; ativa cancelamento de eco
context=default
signalling=fxs_ks
group=1
channel => 1

--------------------------------------------------------------------------------------------------

cat /etc/asterisk/extensions.conf

[general]
static=yes
writeprotect=no
autofallthrough=yes
clearglobalvars=no
priorityjumping=no

[default]

; configuração da ligação vinda da rede pública (PSTN)
exten => s,1,Answer ; atende a ligação
exten => s,n,playback(thanks) ; roda gravação de agradecimentos

Na verdade o plano de discagem não é o problema, ele eu arrumo depois..
notei um erro, mesmo não estando compartilhando irq com nenhuma outra
placa .. meu asterisk dá a seguinte mensagem:

  == Parsing '/etc/asterisk/chan_dahdi.conf':
Found

[Apr  9 17:26:01] WARNING[4079]: chan_dahdi.c:1225 dahdi_open: Unable to
open '/dev/dahdi/channel': No such file or directory
[Apr  9 17:26:01] ERROR[4079]: chan_dahdi.c:7662 mkintf: Unable to open
channel 1: No such file or directory
here = 0, tmp->channel = 1, channel =
1

[Apr  9 17:26:01] ERROR[4079]: chan_dahdi.c:11270 build_channels: Unable
to register channel '1'

Pelo que li a respeito, poderia ser problema de compartilhamento de IRQ,
o que não é o caso.

Alguém poderia me ajudar?

Grato por qualquer resposta.

Elizandro