[AsteriskBrasil] Instalação codec g729 free asterisk

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Terça Abril 21 10:40:26 BRT 2009

WD,

2009/4/21 W.D. - VoiP - Tudo que você precisa em soluções VoIP
<wdwebsite em gmail.com>:
> Olá pessoal tudo bem;
> Eu gostaria de saber exatamente em que local, o asterisk grava as
> configurações do codec g729, e além disso verifiquei em uma matéria que
> existe um codec free g729 que pode ser usado livre mente, se não me engano a
> intel abriu o codigo dele e distribui livremente.
>
> Teria alguem que pode me ajudar neste sentido?

Não existe codec g729 livre. Existe um patch feito para o código da
Intel que pode ser usado em ambiente controlado de estudo, não
comercial. Mas lembre-se, é um patch! O cara mesmo diz, 99.9% do
código é da Intel (se não for mais).

A maneira mais fácil de conseguir o codec é comprando na Digium, 10
dolares por codec.
http://www.digium.com/en/products/g729codec.php

LEMBRE-SE:

Parecer do Mark Spencer sobre o uso desse codec:
http://lists.digium.com/pipermail/asterisk-users/2004-September/057110.html

Conteúdo do site do g729 'open'
Legal Stuff - Important, please read

To use G.729 or G.723.1 you may need to pay a royalty fee. Please see
http://www.sipro.com for details. Please note that this code is
available for you to download for education purposes only and if a
patent exists in your country for G.729 or G.723.1 then you should
contact the owner of that patent and request their permission before
executing the code.

To distribute Intel's IPP libraries with a commercial product, you may
need to pay a once-off license fee to Intel (currently $US180).

My patches to Intel's code are distributed free under the GPL. Most of
the code is just Intel's sample code re-arranged a little bit to work
the way Asterisk expects. Therefore, this work would not have been
possible without Intel doing 99.9% of the work.

E aqui o link pro codec.
http://www.readytechnology.co.uk/open/ipp-codecs-g729-g723.1/

[]s

--