[AsteriskBrasil] Discagem automatica Meritos do nosso amigo marcio

Leonardo leosud em gmail.com
Terça Agosto 11 11:34:31 BRT 2009

Marcio como era somente texto fica mais facil assim na propria lista muito
obrigado pela ajuda e parabens pela iniciativa

Galera segue abaixo muito bomm

At

Leonardo Sena

Boa noite a todos, Sabádo 01 de Agosto de 2009.

Incentivado por alguns amigos da lista do asterisk, resolvi escrever esse
tutorial sobre ligações automáticas, deixo claro aqui que o conteúdo foi me
passado pelo amigo João Claudio, então tudo que vou ensinar aqui e de
merecimento do amigo João Claudio, apenas tento reproduzir o seu
conhecimento em algumas linhas.

Criando uma rotina de ligações automáticas

Crie o arquivo de áudio da mensagem que o asterisk ira transmitir durante as
ligações e armazene na sua pasta de som.

No meu caso a minha pasta está localizada em /home/telefone/audio/ e o
arquivo de áudio foi nomeado como informativo.

Crie uma pasta dentro do home

Mkdir ligacoes_automaticas

Cd ligações_automaticas

Crie um arquivo texto e digite os números de telefones que você deseja que o
asterisk ligue.

vi lista_de_telefones.txt

[image: É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.]

Crie um arquivo de Shell script.

Vi call_script.sh

[image: É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.]

E digite o conteúdo acima, para ficar mais fácil vou disponibilizá-lo abaixo
em formato texto.

#------------------------------ call_script.sh
---------------------------------------

# Efetua ligacoes automatizadas com arquivos call, usage abaixo.

# Joao Claudio - 24/04/09

TMP=/tmp/$2.call

if [ "$3" == "" ]; then echo "Usage: $0 SIP/DGV/VOIP RAMAL/TELEFONE
CALLEDID" ; exit ; fi

send() {

ramais=$1

cat > $TMP << eof

Channel: $ramal

Callerid: 32815800

MaxRetries: 5

RetryTime: 5

WaitTime: 20

Context: chamada

Extension: 77

eof

chown root:root $TMP

mv $TMP /var/spool/asterisk/outgoing

#mv $TMP /home/teste/call

}

sleep 15

if [ "$1" == "SIP" ]; then

        ramal="SIP/$2"

        send

elif [ "$1" == "DGV" ]; then

        ramal="DGV/G1/$2|3|tT"

        send

elif [ "$1" == "VOIP" ]; then

        ramal="SIP/4627122/01155$2"

        send

fi

#--------------------------------- cut here
---------------------------------

De um chmod 750 no arquivo call_script.sh para torná-lo executável.

Chmod 750 call_script.sh

Entre no diretório de configurações do asterisk.

Cd /etc/asterisk

Edite o arquivo extensions.conf

Vi extensions.conf

Adicione  um novo contexto, eu chamei o meu de [chamada]

Dentro dele crie 2 exten, um para dar um tempo antes de começar a tocar a
mensagem e o outro com a playback da mensagem (informativo e o nome do meu
arquivo de áudio).

[image: É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.]

Pronto só falta dar o comando no terminal ou colocá-lo no crontab para que
ele execute sozinho essa rotina.

[image: É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.]

for telefone in `cat lista_de_telefones.txt` ; do ./call_script.sh DGV
$telefone 32815800 ; done