[AsteriskBrasil] ata intelbras

marcelo ferreira marcelobaxo em hotmail.com
Segunda Dezembro 7 02:36:42 BRST 2009

Pessoal,
na minha opinião, inconsistência de ligações mudas geralmente é uma junção de:

1 -> Problemas Físicos de Rede e/ou:
2 -> Reinvite  e/ou:
3 -> Codecs utilizados e/ou:
4 -> Regras de Firewall

Eu geralmente faço um cheklist nessa sequência, porque:

Problemas físicos geralmente acontecem em redes que apresentam mudanças esporádicas. Ex: Mudança física de local do servidor X. Esse primeiro item eu sempre faço primeiro por ser o mais simples: verificação de perdas de pacotes, etc.

O Reinvite vez ou outra me pega de surpresa porque às vezes as rotas de tráfego utilizadas não suportam essa característica.

Sobre os codecs, quando encontra problemas desse tipo, eu sempre faço uma revisão de quais Codecs o meu fornecedor de tráfego utiliza, e qual a melhor sequência preferencial. Ex: [g729] depois [gsm] depois [g711]

As regras de firewall são um caso à parte, porque cada rede apresenta características específicas de topologia. E este aqui geralmente é o vilão.
Por exemplo: estava em uma rede onde o áudio às vezes ficava mudo para o destino, e às vezes para a origem.
Daí, após fazer o checklist acima, parei no firewal.

E fui conferindo:
Portas ok.
Serviço iptables ok.
Servidor linux funcionando belezinha.

Daí peguei um dos telefones que apresentaram problema. Liguei. Deu problema.
Derrubei o firewal.
Liguei de novo: *não deu problema*

Daí vi com o analista responsável que ele estava utililzando TUXFRW.

Solicitei a desinstalação fo tuxfrw e a configuração manual de regras simples para o asterisk.

Bingo. Não deu mais problema.

Importante: Nada contra o TUXFRW. Poderia estar mal configurado. Mas analisamos as regras dele e não encontramos problema aparente.
A partir daí passei a ficar mais atento quanto à firewalls, porque às vezes uma regra pode estar sobrescrevendo outra (talvez proveniente de bug) ou coisa do tipo.

Espero ter contribuído.

Marcelo Amorim Ferreira
TI - NASH Soluções Ltda
+55 34 9948 2237