[AsteriskBrasil] Asterisk em prédio

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Dezembro 9 08:24:23 BRST 2009

----- "marcelo ferreira" <marcelobaxo em hotmail.com> escreveu:

> Pessoal,
> vou fazer a seguinte implantação de Asterisk:
>
> - Edifício vertical
> - 450 pontos
> - Servidor Asterisk com link E1 para PSTN. O servidor ficaria
> fisicamente no térreo no edifício.

Você vai utilizar somente 30 canais para 450 usuários? Chegou a fazer o cálculo de Erlang para verificar se é o suficiente?

> Cenários:
>
> Cenário 1: Channel Banks + Telefones analógicos
> - Preciso usar placas E1 no servidor ou teria de ser ethernet?

A melhor solução é utilizar channel banks, sem dúvida. Utilize os da Cianet, são ótimos e possuem um preço excelente. E não há necessidade de placas de E1, eles conectam via Ethernet.

Desconsidere as outras possibilidades, dificilmente alguma vai ser melhor em termos de custo/benefício/facilidade de manutenção.