[AsteriskBrasil] Placa E1 para Asterisk

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Quinta Dezembro 10 14:30:33 BRST 2009

Prezados,

           Hoje pela manhã tive a grata surpressa de receber um ligação do
Luciano, desenvolvedor do voicerlib e do dgvchannel, onde conversamos sobre
os problemas que venho enfrentando com as placas da Digivoice, segue abaixo
os pontos fortes da conversa:

1. Cenário

           Desenvolvo plataformas para callcenter baseadas no asterisk mais
codigos proprietário, por questões de segurança e novos recursos, decidimos
migrar nossas plataformas que estava na versão 1.4.12 para a versão 1.4.26.2
do Asterisk. Também atualizamos o sistema operacional CentOS, dgvchannel e o
voicerlib para as últimas versões estavéis disponiveis no site da Digivoice.

           Após essa ardua etapa de atualização, colocamos a plataforma em
produção, cada plataforma tem uma média de 20 chamadas simultaneas por porta
de E1 entre chamadas receptivas e ativas. Ao passar alguns minutos e as
vezes horas, de repente, todas as chamadas ficavam mudas, sem qualquer
explicação, alarmes das placas ou erro no Asterisk. Bastava restartar o * e
tudo voltava a funcionar até q novamente acontecesse o erro.

2. Possiveis Erros

            O Luciano me explicou que "basicamente" existem duas filas de
instruções dentro do Asterisk, onde a primeira fila trata todos os eventos
de comando Dial, Hangup, etc e a segunda fila trata o audio (chan_audio -
Acho que seja aqui!).

            O DGVChannel enfilera todas as instruções na primeira fila, de
fato isso ocorre, pois consigo fazer todas as operações que a placa me
permite sem qualquer erro. Mas quando a chamada é estabelecida e a bridge de
voz entre os canais DGV com os canais SIP dos ramais é estabelecida, deve
ocorrer algum erro neste momento, talvez um bug de driver ou um bug no
proprio * (ainda nao encontrado com exatidão). Bom, neste ponto achei
coerente a explicação e fiquei super feliz com o suporte prestado, mas o
Luciano esta em cima do problema para tentar solucionar, isso é se for deles
(drivers)!

3. Contornando o problema

             Para contornar o problema fiz o downgrade do Asterisk para a
versao 1.4.26 (sem o .2), mantive os drivers atuais da digivoice. Esse
downgrade ocorreu no domingo passado e até agora não tive problemas. Sei que
esse não é o caminho mas foi a solução que resolveu por ora o meu problema.

---> Quero agradecer o pessoal da Digivoice que foi super prestativo e tenho
certeza que estão trabalhando para resolver o problema. Obrigado!

At.

Sylvio Carlos