[AsteriskBrasil] T.38 com Asterisk e ATA Linksys SPA8000

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Terça Dezembro 29 08:23:17 BRST 2009

Bom dia pessoal.

Um cliente meu possui um ATA Linksys SPA8000, que é idêntico ao PAP2 exceto pelo fato que possui 8 portas ao invés de 2. Esse cliente também possui o serviço Vox IP da GVT, que nada mais é que um DDR entregue via SIP.

Este serviço só suporta o envio e recepção de fax através do protocolo T.38. Eu tenho certeza que o ATA possui suporte ao T.38, já o Asterisk... tenho minhas dúvidas. Estou rodando a versão 1.6.2.0.

A minha idéia seria fazer o Asterisk e o ATA conversarem livremente (canreinvite=yes) para que o próprio ATA pudesse fazer a negociação. No entanto, não estou conseguindo de jeito nenhum.

Alguém possui o Asterisk rodando com uma operadora VoIP qualquer e utilizando T.38 com este ATA da Linksys ou outro qualquer, que pudesse fazer a gentileza de explicar como fez a configuração? Desde já agradeço.

Segue as seções pertinentes do meu sip.conf (operadora e ramal do fax):

[voxip]
username=*******
type=peer
secret=*******