[AsteriskBrasil] RES: Dúvidas diversas

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Quinta Fevereiro 5 13:09:28 BRST 2009

2009/1/28 Christian Coutinho <chcoutinho em uol.com.br>:
> Tiago, obrigado pela pronta resposta.
>
> Teremos 25 postos de trabalho, mas não todos ocupados. Eu calculo que terei
> uns 20 ramais.
> Com relação a ramais simultâneos não saberia precisar, mas o pior caso
> seriam 20 simultâneas.
> Aliás, como poderia calcular isso (Por Erlang ?)

Oi Christian, então eu tenho que dizer que não conheco uma regra para
calcular o número de chamadas simultaneas, isso depende do perfil da
empresa.

Inclusive se tiver um tipo de cálculo para isso e alguém conhecer,
compartilhe por favor! hehe

> Filial:
> No local, cabeamento estruturado com 2 switches 3com, recebendo o tráfego de
> internet pela matriz.
> 8 estações de trabalho.
> Há 13 linhas analógicas, sendo que estamos utilizamos nove, mas com a
> solução nova pretendo cancelar todas.

OK.

> Matriz:
> 1 central telefonica Digistar XT-130C, com 32 ramais analógicos, duas
> interfaces de celular,
> E1 de 30 canais da Telefónica via fibra óptica, 20 ramais com DDR.
> 40 estações de trabalho. Neste ambiente eu pretendo manter a central em
> questão e usar o Asterisk apenas
> para os novos ramais da filial.
>
> Fibra óptica interligando a matriz e filial, pois estão a 700m de distância.

Então, eu não sei qual é seu budget, mas eu faria o seguinte:

- Verificar se realmente precisa das linhas analógicas, se não, mata tudo.
- Verificar se a interface celular é compativel com Asterisk.

Depois eu mataria os dois PBX, vendia, sei lá.
Colocaria um E1 com uns 70 DDR no Asterisk, switch POE e telefones IP
para todo mundo.

hummm acho que isso...

Abracos!