[AsteriskBrasil] RES: prefixos , alguém pode me ajudar?

Gustavo Cordeiro gustavo em advent.com.br
Sexta Fevereiro 13 09:06:24 BRST 2009

Olá Flavio,

  O número fixo pode "viajar" dentro da mesma área local (não
confundir com código de área ou código de registro), da mesma forma
que antes. Você pode manter o número quando muda de endereço dentro da
mesma rua, bairro, cidade... mas se a área local mudar, o número não
poderá ser mantido.

  Por exemplo, Florianópolis é uma área local e Criciúma é outra.
Apesar de ambas serem da mesma área de registro (48), não há
portabilidade entre terminais fixos destas duas cidades porque as
áreas locais são distintas. Uma ligação entre essas duas cidades não é
local, mas sim LDN ("DDD").

  Isso não mudou com a portabilidade.

  Acredito que grande parte da confusão de termos venha do fato das
regras de registro da telefonia fixa (STFC) serem diferentes da móvel
(SMP). Na móvel não existe o conceito de área local, vale apenas o
código de registro. Uma ligação entre um terminal móvel de
Florianópolis e um de Criciúma é VC1 ("local").

  Enfim, tudo isso pra reforçar que as regras de registro de
localidade não mudaram. O que a portabilidade trouxe é a possibilidade
de troca da operadora do terminal, nada mais que isso (desconsiderando
a inviabilidade do roteamento avançado de chamadas em centrais
privadas e a instabilidade na rede de telefonia pública, principais
efeitos colaterais).

Sds,
Gustavo Cordeiro
Advent Tecnologia Ltda.