[AsteriskBrasil] Res: Asterisk + e1 embratel + telefonica + pabx digistar x72

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Quinta Fevereiro 26 13:14:26 BRT 2009

2009/2/26 João MArio Teixeira da Silva <jtmario_cco em yahoo.com.br>:
> Entao Tiago, temos 15 ramais agora, mas futuramente precisaremos de uns 30,
> estes ramais estao em telefones analogicos, ae precisariamos investir em
> telefones ips ou em atas (agora dei uma olhada em channel banks, pode ser um
> solução para implementarmos futuramente), certo??

Certo, channel bank fica mais barato que comprar telefone para todo
mundo. Mas é muito mais legal ter um aparelho IP para cada um. hehe

> Entao se entendi direito, terei que ter 7 FXO para as linhas? e para fazer o
> trunk, precisarei de que? Mais uma FXO?

Se as linhas da Embratel foram entregues como linhas analógicas comuns, sim.

> Desculpe mais uma pergunta, as placas com E1 serviriam para qual caso? teria
> um exemplo? Nao posso interligar o asterisk ao pabx (que tem uma E1) via E1?

Cada FXO/FXS é UM canal, ou seja, passa uma ligacão por vez. Se você
faz um trunk entre o Asterisk e a central com somente um FXO somente
seria possivel fazer uma chamada por vez para a PSTN.

Com um E1 você tem 30 canais, ou seja, até 30 chamadas simultaneas.

Veja:
http://www.voip-info.org/wiki/view/E1
http://www.voip-info.org/wiki-FXO
http://www.voip-info.org/wiki/view/PSTN
http://www.asteriskdocs.org/

Agora vc precisa estudar um pouco telefonia... :)

[]s

--
Tiago Durante

-- Newt Gingrich