[AsteriskBrasil] Asterisk + Intelbras

Jose L. Ribeiro Filho jlribeirof em globo.com
Sábado Janeiro 3 01:09:38 BRST 2009

Ola Danilo,

Obrigado pelo seu retorno e sugestoes.
Na verdade o que eu estou tentando fazer é o seguinte:

- conectei a placa FXO no ramal 22 da central;
- programei uma Inbound Route (para teste) Any DID/Any CID com destino para o extensao SIP 3001
Assim, a minha expectativa era que ao discar de qualquer ramal da central para o ramal 22 (onde esta conectada a FXO) o Asterisk atendesse e desviasse a chamada para a extensao SIP 3001.

Na verdade, como eu disse, isso funcionou quando eu conectei diretamente a linha telefonica externa (PSTN) ao FXO.
Ao fazer uma chamada externa (do meu celular) para o meu numero fixo, conectado na FXO, o Asterisk desviou a chamada para a extensao SIP 3001 e pude atende-la com o X-lite.

A alternativa que voce sugere de conectar a outra linha tronco da central numa placa FXS me parece que tem o seguinte incoveniente.
Ao receber uma ligacao convencional externa (conectada na minha central Modular i) eu gostaria que fosse possivel uma pessoa atender essa ligacao em um ramal qualquer da central (como funciona atualamente) e entao poder transferir essa ligacao para o servidor Asterisk (ou seja, para uma extensao SIP). Porem, nao me parece possivel transferir uma chamada externa para uma linha tronco (onde estaria a placa FXS). O normal seria transferir a chamada externa para um outro ramal interno (neste caso o ramal 22 onde esta a conexao com o Asterisk via FXO), dai, atraves de uma URA a pessoa que esta transferindo a ligacao poderia escolher a extensao SIP para completar a transferencia.

Se houver uma maneira de transferir uma chamada externa atendida por um ramal da central, para uma extensao SIP usando a FXS entao o meu problema tambem estara resolvido.

att,

Jose Luiz