[AsteriskBrasil] Ura ativa

Gustavo Cordeiro gustavo em advent.com.br
Segunda Janeiro 19 11:26:32 BRST 2009

Olá Thiago,

  Mesmo não merecendo, vais ganhar mais algumas dicas de graça.

  Você terá complicações se disparar a mensagem e, por qualquer
motivo, quem atender não for o cliente que lhe deve. Cobrar alguém que
não te deve é estelionato (CP 171). Alardear para terceiros que alguém
é um mau pagador, não sendo, é calúnia (CP 138). E expor para
terceiros que alguém é mau pagador, mesmo sendo, ou incomodá-lo de
qualquer forma, trata-se de cobrança vexatória (CDC 71).

  Além das questões legais e práticas, existem os aspectos técnicos.
Você terá dificuldade em reconhecer o atendimento por secretárias
eletrônicas, caixas postais de celulares e também qualquer outra
sinalização acústica. Outro complicador é a verificação do atendimento
e encerramento (call-progress) das chamadas, principalmente as
destinadas a terminais analógicos residenciais.

  Então, além de poder ser multado ou preso, você também pode pagar
(ou cobrar de alguém, caso seu interesse seja o de prestar esse tipo
de serviço) por ligações que ninguém atendeu ou achar que alguém ouviu
uma mensagem que não foi ouvida.

  Existem também as questões de responsabilidade, imagem e reputação,
mas não sei se isso lhe preocupa.

  Por fim, esta lista é técnica, e se mesmo conhecendo todos estes
fatos você ainda tiver interesse em prosseguir com seu projeto, segue
um exemplo de como realizar uma chamada automática no Asterisk da
forma mais simples, que é através de "call files":

  Passo 01 - Compile, se ainda não tiver compilado, o módulo
"pbx_spool" do Asterisk.

  Passo 02 - Crie um contexto para as chamadas geradas
automaticamente, como o exemplo mostrado abaixo:

  [incomodador_automatico]
  exten = s,1,wait(1) ;espera um segundo antes do playback
  exten = s,n,playback(anuncio) ;toca o arquivo de áudio pré-gravado "anuncio"
  exten = s,n,hangup() ;desliga

  Passo 03 - Crie os arquivos de chamada, como o exemplo mostrado abaixo:

  Channel: SIP/98765432 em tronco-voip ;tecnologia, canal e o destino
(coitado...) da discagem
  MaxRetries: 10 ;máximo de tentativas de discagem
  RetryTime: 300 ;tempo entre as tentativas, em segundos
  WaitTime: 45 ;tempo aguardando atendimento, em segundos
  Context: incomodador_automatico ;contexto pelo qual serão iniciadas
as chamadas após o atendimento
  Extension: s ;extensão na qual serão iniciadas as chamadas após o atendimento

  Passo 04 - Mova os arquivos de chamada para o diretório
"/var/spool/asterisk/outgoing", com as permissões apropriadas.

  Pronto, você já pode ser mais um inconveniente no mundo!

  Querendo entender melhor:

  http://www.voip-info.org/tiki-index.php?page=Asterisk+auto-dial+out

  Querendo fazer ainda melhor:

  http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+manager+API (procure