[AsteriskBrasil] Problema ligação fica muda.

Tiago Durante tiagodurante em gmail.com
Segunda Janeiro 26 18:32:55 BRST 2009

Carlos,

> Pessoal, estou tendo o seguinte problema...
> quando ligo pra um ramal no asterisk ele toca e quando atende a ligação fica
> muda.

NAT de RTP. A sinalizacão ta indo na 5060, mas audio falha nas portas altas.

> Estou montando um servidor direto em um speedy, com a dmz ativada no modem
> pro ip do servidor.
> Os ata estou utilizando em uma filial, sendo que na filial o firewall está
> com as portas liberadas
> 5060 tcp/udp , 10000:20000 tcp/udp.
> Obs. no servidor rodando asterisk também está com as portas liberadas 5060
> tcp/udp , 10000:20000 tcp/udp.

Você precisa somente das portas UDP liberadas e com NAT para seu asterisk.
UDP: 5060, 10000:20000.

> Alguem já passou por um problema parecido, e poderia me ajudar.

Muita gente já passou sim, de uma olhada no histórico da lista, esse
problema é muito comum.

Veja alguns item que adicionei no seu SIP.conf:

> Arquivo sip.conf :
>
> [general]
> context=default
> allowoverlap=no
> bindport=5060
> bindaddr=0.0.0.0
; *** NEW
externip=2.2.2.2 (seu IP válido)
localnet=10.1.0.0/255.255.0.0 (sua rede local)
; ***

> srvlookup=yes
> disallow=all
> allow=ulaw
> allow=alaw
;*** NEW
allow=gsm
;***

> [6001]
> [...]

Esse extensions pode ser feito de outra maneira:

[voipinterno]
exten => 600X,1,Dial(SIP/${EXTEN},25)
exten => 600X,n,HangUp()

abracos,