[AsteriskBrasil] Dúvidas diversas

Christian Coutinho chcoutinho em uol.com.br
Quarta Janeiro 28 15:07:18 BRST 2009

Lista, boa tarde. Participo da mesma desde que comecei a utilizar o
CentOS(07/2006), mas acabei mudando de área (SegInfo) e deixando isso para
trás. No ano passado tive um novo contato com Asterisk em uma outra empresa,
onde apenas criei um script com sed para formatar o arquivo de billing. Lá
eles estavam utilizando bem a solução, mas como minha área era segurança,
não me envolvi muito.

Passado algum tempo, eis que o Asterisk bate novamente a minha porta, agora
em um novo desafio na carreira.

Dado esse delay (2006-2009), perdi muita informação e também a referência,
mas nunca cancelei a minha participação na lista. Pelo que tenho visto, as
discussões evoluíram bastante e os problemas não são mais corriqueiros.

Gostaria de aproveitar então esse canal mais consistente de informação para
tirar algumas dúvidas:

Cenário: Estou em uma empresa que possui uma central telefônica Digistar
xt-130 e com uma central intelbrás comprada e paga, desde maio/08 nas mãos
do fornecedor.

Contratei um serviço de instalação de fibra óptica interligando a matriz e
filial, pois estão a 700m de distância.

Agora preciso interligar e integrar o serviço de voz entre elas. Pelo que
levantei de informação, a central Intelbrás é para linhas analógicas.

Chamei o fornecedor que me ofereceu recomprar a Intelbrás pelo preço que
pagamos (menos mal) e a Digistar legada, se eu adquirisse uma Panasonic TDE
100, onde teria os recursos de telefonia IP e SIP, mas que custa cerca de R$
28.000,00.

Onde quero chegar: Será que com um servidor Asterisk + Placa de 2 E1 + Placa
de 1 E1 na Digistar e telefones ATA ou Xlite eu não conseguiria ter o mesmo
serviço ?

Esse tipo de configuração é muito complexo ?  Quanto eu gastaria com a placa
E1 ?

Se eu não quisesse interligar com o E1, eu poderia apenas usar um dos ramais
ou tronco da central ? Eu possuo um link de fibra com E1 de 30 canais da
Telefónica.

Ufa! Para finalizar: Das distros disponíveis hoje, qual está mais estável ?
Na época a CentOS e Trixbox eram muito instáveis.

Pessoal, grato pela paciência e um abraço..

Christian