[AsteriskBrasil] Trunk IAX2 + FXO

Hugo Golembiewski hugoteleco em gmail.com
Quinta Julho 2 21:26:42 BRT 2009

Pessoal, uma dúvida!

Vejo que o Asterisk, possui o Freepbx para facilitar a vida na questão das
configurações. Afinal, porque quase ninguém usa o modo gráfico!!?

Percebo que tudo é via código, sempre é assim mesmo?

Estou tentando finalizar meu trabalho em cima desse assunto, mas meu
trabalho é tentar motivar os usuários (alunos) a usarem o sistema porque
possui uma interface gráfica amigável por onde podemos fazer as
configurações sem manjar muito de linux.

*O que estou tentando fazer?*

Tenho 02 Servidores Asterisk (usando Elastix)...

PABX A e PABX B:  Meu PABX A fica em um local remoto e meu PABX B possui
placa FXO (x100p) ligada no ramal do PABX Analógico.
Tenho um Trunk IAX 2 funcionando normalmente, ou seja, meus ramais (3XXX) do
PABX A falam normal com meus ramais (2XXX) do PABX B.

Rotas:

No PABX A: 3XXX, escolho TRunk IAX2/Interoffice e chego no PABX B

No PABX B: 2XXX, escolho TRunk IAX2/Interoffice e chego no PABX A
Para os ramais deste PABX B, os ramais pressionam 0 e pegam tom de discagem
através da FXO conectada no PABX A analógico.

Isso não parece grande coisa para a maioria da lista, mas pra mim rendeu
bastante mesmo porque estou começando desde o ZERO, sem saber absolutamente
nada, apenas um pouco de Telecomunicações, pois sou formado na área.

A grande questão:

*Existe de forma GRÁFICA, como meus ramais conectados no PABX A, conseguirem
fazer ligações através do PABX B ?*
*Na rota do PABX A, já tentei colocar assim:*
**
*3XXX*
*"." (sem aspas) Assim entendo que qualquer número discado que não comece
com "3" vá passar os números para o outro lado do trunk IAX2, onde tenho o
zap/g0.*
**
*Logo quando disco, a mensagem que tenho é que "Não foi possivel completar a
ligação".....*
**
Alguém saberia me dizer como posso fazer essa discagem através de INTERFACE
GRÁFICA?

Agradeço qualquer Ajuda!!! Desculpa se está básico para vocês pois pra mim
está sendo bem complicado, mas no final sempre vale a pena.

Abraços
**
* *Telecomunicações, a serviço da humanidade"

Hugo Golembiewski