[AsteriskBrasil] RES: RES: Palestrantes para os seguintes temas para o IV Encontro VoIPCenter

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Sexta Julho 10 11:10:09 BRT 2009

Gostaria de incorparar algumas informações complementares às fornecidas
pelo Alexandre.

Nada tenho contra o projeto OpenSIPS, deixe-se isto muito claro, mas
quem acompanhou a forma com que ocorreu o fork, vai concordar que até
hoje (quase um ano depois) as coisas ainda não estão claras. Fica a
impressão de que o fork foi muito um momento de 'indignação' por parte
do Sr. Bogdan.

Isto posto, lembro que existem empresas brasileiras apoiando o projeto,
só não sei informar que posição e/ou influência tiveram sobre todo o
episódio.

Voltando aos aspectos técnicos, que é o que efetivamente interessa, vale
lembrar que a última versão do Kamailio está em modo de "bug-correction"
e pouco/nenhum desenvolvimento está sendo agregado a sua já ampla base
de módulos/alternativas funcionais. Todo o esforço concentra-se no merge
entre os projetos SER e Kamailio (como já bem disse o Alexandre). O
resultado está começando a aparecer, mas como em todas as uniões de
equipes de desenvolvimento/projetos, esta (a união) também não ocorre
sem discussões (muito boas e de alto nível, diga-se de passagem) entre
os desenvolvedores de ambos os projetos. Cada qual defendendo a sua
abordagem do problema. O resultado? Além de discussões muito
instrutivas, qualidade de solução de excelente qualidade.

Bem, mas alguém poderia me questionar o porque de estar falando tudo
isto. Explico: o projeto Sip-Router ainda não pode ser considerado um
projeto maduro. Sequer está em fase BETA. É um ALFA em fase de gestação.
Também está claro que num curto espaço de tempo não haverá um produto
"SIP-ROUTER" (ou qqer que seja o nome que venha a ter). O que sim haverá
é um core compartilhando as melhores práticas e abordagens oferecidas
pelos dois projetos de origem. Também será possível usar módulos comuns
(muitos já estão consolidados), assim como continuar a usar módulos
específicos originários de cada projeto.

Discutir soluções baseadas em Kamailio e/ou SER, neste momento, não me
parece justificável, pelo claro interesse já manifestado em e-mails
anteriores. As novas versões do Kamailio e do SER terão alterações
significativas nas suas linguagens de script (controle de tratamento das
mensagens SIP).

Assim, montar-se uma palestra para apresentar a evolução e/ou o atual
estágio de progresso deste trabalho, sim, vale a pena, já uma palestra
sobre o Kamailio e/ou SER abre espaço para dúvidas. Com certeza é
assunto para o primeiro encontro após o primeiro release do
"SIP-ROUTER"(ou como for chamado).

Espero ter ajudado a esclarecer o assunto

Edson.