[AsteriskBrasil] Virtualização com reconhecimento Placas PCI ou Banco de Canais USB

Matheus Cucoloto matheuscucoloto em gmail.com
Segunda Julho 27 19:34:00 BRT 2009

Vamos lá!!!!

2009/7/27 Fabricio <fabricio.vix em gmail.com>:
> Parabéns pelo cenário... fantásticos... e é exatamente isso nossa idéia por
> aqui. Virtualizar os desktops e asterisk.

Obrigado.

> Neste caso você tem 42 máquinas virtuais com 9Gb de RAM para compartilhar
> entre elas?

Tenho 1 LTSP virtualizado com 42 usuários simultaneos em horário de pico.

> Você tem utilizado Thin Clients específicos ou trabalhando com PCs?

Utilizo thinclient com  Boot Remoto, ou seja ele boota pela rede busca
a imagem do linux e se conecta no X do LTSP em resumo um LTSP.

>  A acesso de seus Thin Clients as VMs é feito de que forma?

Os thinclients dão boot pela rede e se conectam no X.

> Como ainda não trabalhei com uma solução do tipo em produção... No caso das
> VMs, elas ficam "ligadas" direto e os usuários apenas fazem a conexão remota
> e depois se desconectam? E no caso de reinicialização das VMs (reboot), os
> usuários conseguem fazer?

Talvez o conceito LTSP para você seja novidade da uma pesquisada no
assunto, mas todas as minhas VM´s ficam full time ligadas e os
usuarios se conectam e desconectam constantemente.

Caso a VM do LTSP fique down ninguem trabalha!!!

Existem outros usuarios também que tem  thinclient e que fazem  boot
pela rede, mas ao inves de carregar o LTSP ele carrega o thinstation
que quando carregado na memória do thinclient levanta um X e se
conecta via RDP automaticamente em um Windows 2003.

Detalhe, tanto usuários LTSP como RDP estão com o som funcionando em
seus terminais.

A unica coisa que me deixa frustrado é de não conseguir rodar um
softphone, na verdade roda mas não tem som.

A maquina em si ja foi paga pela redução de custos operacionais e
financeiros(atualizações de hardware).

Abraços.

Matheus Cucoloto
Unix Expertise