[AsteriskBrasil] Asterisk X FreePBX

Daviramos Roussenq Fortunato daviramosrf em gmail.com
Quinta Julho 30 09:11:10 BRT 2009

Já foi respondido anteriormente.
Pequeno exemplo:

#extensions_additional.conf

[ivr-3]
include => ivr-3-custom
include => from-did-direct-ivr
include => app-directory
exten => #,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => #,n,Set(__NODEST=)
exten => #,n,Goto(app-directory,#,1)
exten => h,1,Hangup
exten => s,1,Set(MSG=custom/no_expediente)
exten => s,n,Set(LOOPCOUNT=0)
exten => s,n,Set(__DIR-CONTEXT=default)
exten => s,n,Set(_IVR_CONTEXT_${CONTEXT}=${IVR_CONTEXT})
exten => s,n,Set(_IVR_CONTEXT=${CONTEXT})
exten => s,n,GotoIf($["${CDR(disposition)}" = "ANSWERED"]?begin)
exten => s,n,Answer
exten => s,n,Wait(1)
exten => s,n(begin),Set(TIMEOUT(digit)=3)
exten => s,n,Set(TIMEOUT(response)=10)
exten => s,n,Set(__IVR_RETVM=)
exten => s,n,ExecIf($["${MSG}" != ""],Background,${MSG})
exten => s,n,WaitExten(,)
exten => hang,1,Playback(vm-goodbye)
exten => hang,n,Hangup
exten => 1,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => 1,n,Set(__NODEST=)
exten => 1,n,Goto(ext-queues,4001,1)
exten => 2,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => 2,n,Set(__NODEST=)
exten => 2,n,Goto(ext-queues,4002,1)
exten => 3,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => 3,n,Set(__NODEST=)
exten => 3,n,Goto(ivr-8,s,1)
exten => 4,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => 4,n,Set(__NODEST=)
exten => 4,n,Goto(ext-queues,4005,1)
exten => 9,1,dbDel(${BLKVM_OVERRIDE})
exten => 9,n,Set(__NODEST=)
exten => 9,n,Goto(ext-queues,4003,1)
exten => i,1,Playback(invalid)
exten => i,n,Goto(loop,1)
exten => t,1,Goto(loop,1)
exten => loop,1,Set(LOOPCOUNT=$[${LOOPCOUNT} + 1])
exten => loop,n,GotoIf($[${LOOPCOUNT} > 2]?hang,1)
exten => loop,n,Goto(ivr-3,s,begin)
exten => return,1,Set(MSG=custom/no_expediente)
exten => return,n,Set(_IVR_CONTEXT=${CONTEXT})
exten => return,n,Set(_IVR_CONTEXT_${CONTEXT}=${IVR_CONTEXT_${CONTEXT}})
exten => return,n,Goto(ivr-3,s,begin)
exten => fax,1,Goto(ext-fax,in_fax,1)

; end of [ivr-3]

Se quero alguma detalhe que a Interface WEB não me oferece, crio em
extensions_custom.conf o include que está na primeira linha do meu diaplan
ivr-3-custom

#extensions_custom.conf

[ivr-3-custom]
exten => 5,1,Answer()