[AsteriskBrasil] Duvidas Cluster Load Balance

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Julho 31 16:43:45 BRT 2009

Olha, eu até fiz o treinamento de Asterisk avançado da V.Office (que é muito bom, diga-se de passagem) e lá a gente trabalhou com alta disponibilidade utilizando DUNDi, heartbeat e algumas outras coisas.

Uma coisa que eu tenho certeza que não passa de um servidor para outro é informação de disponibilidade (hints, online/offline/busy/etc) mas existem trabalhos nesse sentido para o Asterisk 1.6. Nada pronto ainda, acredito.

Talvez, taaaalvez, utilizando os statements switch no extensions.conf você consiga capturar chamadas, mas é apenas um palpite. Ainda tenho muitas dúvidas se é possível capturar chamadas entre servidores.

Meu conselho é que você poste essa dúvida na lista asterisk-users da Digium, lá tem muita gente qualificada (inclusive desenvolvedores do Asterisk) que podem dizer com muito mais propriedade que eu se isso é possíve de alguma forma ou não.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP