[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Mauro Baraldi mauro.baraldi em gmail.com
Terça Junho 9 15:13:19 BRT 2009

Boa Tarde,

Durante um bate-papo aqui na empresa surgiu uma idéia de um
balanceamento de carga entre provedores de conexão VoIP.
A idéia é um pouco estranha, pelo menos para mim, mas de qualquer modo
segue um exemplo.

Tenho conta em 2 provedores VoIP_A e VoIP_B. Faço algumas chamadas
usando a conta do VoIP_A outras o VoIP_B

Com conexões de rede isso fica bem fácil de visualizar mas com VoIP
achei um pouco estranho.
Apesar de pensar em algo que faça mais sentido seja, ter as duas
contas mas usar uma como backup em caso de falha da outra.

Fazer isso funcinonar não é o maior problema. Uma solução que pensei,
apesar de feia, é ter uma "chaveador" que o asterisk consulta a cada
chamada. Se o chaveador estiver marcado para A usar o canal VoIP_A e
mudao a chave para B. A próxima chamada sairá pelo canal B e mudara
para a chave para A. E por ai vai.

Gostaria de saber se alguém vê vantagem nessa aplicação ou só 2 doidos
aqui da empresa mesmo?
Detalhe, eu não sou nenhum dos dois doidos!! =-)

[ ]'
Mauro Navarro Baraldi
mauro.baraldi em gmail.com
Skype: mauro.baraldi