[AsteriskBrasil] Soluções maduras em Criptografia SIP

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Quarta Junho 10 13:58:25 BRT 2009

Saulo eu fiz alguns testes com ipsec não gostei nenhum pouco snifando o protocolo da rede percebi que os cabeçalhos ficavam grandes, sem falar na perda de qualidade em performace que o protocolo SIP perdeu. No ano passado fui em um stand VOIP que estavam falando de uma mudança geral no protocolo SIP voltado totalmente para criptografia e segurança o protocolo surgiu com outro nome mas nao estou conseguindo lembrar qual é o nome hehehe.

Ano passado eu tava fazendo uns testes com sniffers para escutar ligações e poxa ví como o SIP é vulnerável, testei um script que sniffa a rede e pega a senha de qualquer peer logado via ATA ou sotphone ou seja quem quer brincar e fazer besteira hoje em dia faz sem dúvida.

Da uma olha da aqui http://www.sipsecurity.org/ lá tem várias informações.

Eng Eder de Souza

--- Em ter, 9/6/09, sauloquinteiro em gmail.com <sauloquinteiro em gmail.com> escreveu:

De: sauloquinteiro em gmail.com <sauloquinteiro em gmail.com>
Assunto: [AsteriskBrasil] Soluções maduras em Criptografia SIP
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Data: Terça-feira, 9 de Junho de 2009, 11:18

Bom dia lista,

Estou estudando criptografia em SIP e achei diversos artigos sobre:
SRTP
TLS
SRTP + TLS
Ipsec
ZRTP

Porem pelo que vi até agora, todos são soluções não maduras, ambas
precisam de patchs e editação de um monte de configurações.

Existe algum procedimento maduro, estável para implementação de
criptografia em sip?Poderiam indicar?

Agradeço qualquer contribuição.

Abraços,

--