[AsteriskBrasil] RES: Asterisk Interagindo com Aplicações

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Março 6 15:04:21 BRT 2009

----- "Ciro" <ciro em sntbsb.com.br> escreveu:

> Acredite, o que sua mente imaginar em telefonia, é possível fazer com
> o Asterisk.

Discordo. O Asterisk tem limitações como qualquer plataforma. Dizer que qualquer coisa é possível é papo de vendedor (e já tive que engolir algum sapo por causa disso, acredite). Coisas extremamente básicas o Asterisk ainda não implementa bem, como a bilhetagem por exemplo.

Claro que alguém sempre pode argumentar "mas o código é aberto e qualquer um pode corrigir", mas aí esquece-se que no mundo real dificilmente se tem tempo para tentar entender e alterar o código de um software tão complexo quanto o Asterisk.

Meu conselho ao pessoal da lista, principalmente os que ainda não tem as mãos (e os ouvidos!) calejados: antes de prometer algum recurso para o cliente teste. Aí teste de novo. Mais uma vez e depois outra, até ter certeza mais que absoluta que realmente está estável. Seja cético, duvide de tudo até ver funcionando.

Apesar de tudo isso, realmente o nível de personalização e flexibilidade que se consegue com o Asterisk é algo que ainda leva vários anos para os PBXs legados conseguirem alcançar um dia.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP