[AsteriskBrasil] RES: Asterisk Interagindo com Aplicações

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Sexta Março 6 15:54:42 BRT 2009

----- "Weder Prado" <weder.prado em gmail.com> escreveu:

> Legal pessoal,
> Vocês ja abriram meus horizontes, agora abusando um pouco duas pequena
> dúvidas,
>
> 1- A diferença básica do manager para os scripts agi é que com o
> manager é feita uma interação direta com o plano de discagem e o agi
> depende dê uma chamada a uma extensão para executar o script que irá
> interagir com o plano de discagem certo?

De certa forma sim, o manager seria mais indicado caso você precise que um programa externo dispare os eventos, ao invés do Asterisk fazer o mesmo. Por exemplo, se você quer que o software de CRM disque automaticamente para um cliente, use o manager. Se você quer que o usuário disque um código a ser consultado num banco de dados, use AGI.

Manager serve para que programas externos interajam com o Asterisk. AGI serve para o Asterisk interagir com programas externos. A muito grosso modo, é mais ou menos assim.

> 2- O que eu uso para o asterisk "falar" os números que estão em um
> arquivo, só quero uma referencia pra eu googar, claro que se um
> exemplo de arquivos .call como Vinicius deu muito melhor.

exten => teste,1,Answer()
exten => teste,n,ReadFile(CONTEUDO=/home/asterisk/meuarquivo.txt,4) ;número de caracteres a serem lidos
exten => teste,n,SayDigits(${CONTEUDO})

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP