[AsteriskBrasil] RES: RES: Asterisk Interagindo com Aplicações

Ciro ciro em sntbsb.com.br
Sexta Março 6 20:53:11 BRT 2009

Vinicius,

Esta lista, já mostrou todo o potencial do * e continua mostrando.
Estou na lista desde 2005 e vc desde 2006, e nós sabemos bem do
potencial e temos bastante experiência, tanto eu quanto vc.

Estou estimulando um colega na nossa área, que está perguntando coisas
um pouco além das básicas, e que certamente perguntará mais e terá todas
as respostas (guardadas as devidas proporçoes), pois "alguns dos
objetivos" da lista Asterisk Brasil é DIVULGAR e ESTIMULAR o uso do * no
Brasil. Foi assim que ela nasceu, além da troca de experiencias
técnicas.

Minha frase está muito bem colocada e muito bem estruturada (releia):
Acredite, o que sua mente imaginar "em telefonia", é possível fazer com
o Asterisk.

E não estou falando de alterar código do *, em momento algum falei isso.
Pois não há nenhuma necessidade de alteração de código para isso.

Algumas coisas que se pode fazer com *:

Interligar ramais usando PX (radio amador). Posso ter Ramal em um
caminhao ou barco.
Interligar Ramal através de Bluetooth em ponto de presença.
Utilizar centrais mais modernas com ISDN
Utilizar o velho R2 dos países em desenvolvimento
Interligar com PABX legado pra dar novas funcionalidades que ele jamais
teria.
Criar interação com humano através do teclado de telefone:
   - Falar valores, mensagens, musicas, utilizando-se uma inteligencia
artificial.
   - Receber dados de uma enquete.
   - Jogar um game através do telefone.
Interligar com Banco de Dados para interagir de forma dinamica com
humano. Utilizando Qualquer BD do mercado.
Ligações com Vídeo.
Interligar com sistema de automação de residência:
   - Ligar torradeira, abrir portão, por a sauna pra esquentar antes de
chegar em casa.
   - Conectar a Central de Alarme e interagir com ela. Saber se o portão
esta aberto ou fechado.
Criar um sistema de interação com usuário através de SMS. Receber SMS,
interpretar e responder de acordo.
Fazer reconhecimento de fala.
Falar arquivos de texto através de TTS.
Permitir que pessoas conversem através de página web.
Criar um Call Center profissional, ou mesmo utilizar o * apenas como um
pequeno PABX comum.
Criar uma central de mensagens, e eviar o audio por email. Ou
acrescentar essa funcionalidade a uma central legada.
Receber e enviar Fax sem ter aparelho de fax... Através de email por
exemplo.

Não estou viajando em conjecturas, te desafio a procurar tudo isso no
google, alguns são projetos que existem a um tempo considerável, outros
são possibilidades estáveis dentro do *, e que extrapolam a mente de
alguém que está apenas começando a entender o que é possível se fazer
com o *, além de ter um PABX comum.

Cara.. E a combinação dessas coisas, geram conceitos novos.
O * tem limitações?! Certamente que sim, mas tem tanta tecnologia
disponível no proprio * que quando uma forma de fazer se fecha, tem
outra disponivel. Se o implementador só sabe uma forma de fazer,
realmente ficará amarrado:

Sabe trabalhar com PHP, C, C++, Pyton, Pearl, Java, ruby... excelente, o
AGI tá ai pra isso.
Ahhh...o AGI tem limitações, ótimo, sabe trabalhar com Sockets? o
Manager te ajuda.
Não?! Não sabe trabalhar com Sockets, é só agir de acordo com os logs
gerados.

O * criou uma revolução tão gigantesca no mercado de Telecom, que saiu
rapidamente da área de tecnologia, e invadiu o mercado. Empresas que
apenas eram integradoras de terceiros, passaram a oferecer sua própria
tecnologia, que seja baseada na tecnologia do *, ou nos conceitos novos
que ele trouxe. Sabe o que isso gerou? As empresas de PABX brasileiras
tiveram que se repensar, reinventar, adaptar, e estão tendo sucesso, bem
como as operadoras de telecom. Quem ganhou com isso? Todos nós, porque
há mercado suficiente para todos.

Leu isso aqui?!:
http://www.asteriskbrasil.org/index.php?option=com_content&task=view&id=
74&Itemid=115

Empresas como intelbras, GVT, e Digivoice investiram pesado no *.
http://br-linux.org/linux/intelbras-anuncia-seu-softpabx-baseado-no-linu
x-e-asterisk

Vamos considerar o que dessas empresas? Investiram errado? Não tem
competencia? São cegas?
Acho que não amigo, acho que o tempo das incertesas quanto ao * já
passaram.
Agora, usar versão em desenvolvimento, ou última versão, em produção,
realmente pode se tornar uma experiência problemática, a lista tem
mostrado isso.

O Meucci é baseado na versao 1.2, trix no 1.4 (e demorou pra migrar, não
sei se já passou para 1.6), por pura questão de estabilidade. O mais
novo da Família: Disc-OS não usa o 1.6.

Bugs, fazem parte do processo de criação, riscos se mitigam, mas não se
eliminam. Ex.:
Microsoft - Windows 95... Windows ME... Vista. Todos considerados
Fiascos - A Microsoft tá ai firme e forte.
Intel - 486DX4.. Pentium (bug de ponto flutuante) - Também dita o
mercado.

Sou Gestor de TI a alguns anos, e recebo integradores de soluções todo o
dia praticamente, concordo com vc, detesto perceber que o indivíduo está
me enrrolando (papo de vendedor) com alguma tecnologia que eu conheça
bem.

Acho saudável vc expressar sua opinião, agora me considerar como o
inimígo publico número um, por questões conceituais, realmente é
desanimador de ler. Espero que vc não esteja até hoje chateado por eu
ter me contraposto a sua idéia de criar uma lista para experts no final
de 2007.

Mas vou considerar que vc está num "daqueles" dias, que todos nós
conhecemos bem, e usou mais o emocional, do que o racional.

Quero lhe convidar a continuar esse, que parece um Flame, em pvt, para
não poluir a lista.
Mas tenho certeza, que esse email, serve de estímulo aos novos
assinantes da lista, e que agrega mais do que desestimula.

Um Abraço, e vai desculpando qualquer coisa.

Ciro