[AsteriskBrasil] Telefone IP não escuta uma ligação externa transferida.

Samuel Abreu de Paula samuel em debian-ce.org
Segunda Março 23 09:29:49 BRT 2009

Galera, tenho o seguinte cenário.

Asterisk 1.6, com uma placa VB0408PCI da Digivoice.

Liguei um canal da placa FXO em um ramal da empresa, tudo ok.

O problema é q se configuro o atendimento do ramal pelo asterisk assim:
exten => s,1,Answer()
exten => s,2,WaitExten(15)

exten => _6XXX,1,Dial(SIP/${EXTEN},10,Tt)
exten => _6XXX,2,Hangup

E ponho o telefone IP da Digistar KT 200B no ramal 6010, ligando de um
numero externo, e qd o asterisk atende eu digito: 6010, o telefone
toca, se eu falo no telefone IP, consigo escutar no externo, mas se
falo no externo, não sai nenhum som no telefone IP.

Agora se eu configuro um zoiper no ramal 6011, e realizo uma ligação
do zoiper (6011) para o telefone IP (6010) ou vice-versa, a ligação
fica ok, consigo escutar em ambos os lados,

Agora se eu configuro o asterisk para atender assim:
exten => s,1,Dial(SIP/6010,10,T)

A ligação fica ok, consigo escutar em ambos os lados.

O Eder me falou sobre problemas no firewall,  a rede está assim:

O servidor asterisk está no 192.168.1.130/24
E tanto o zoiper como o telefone IP está na rede 192.168.0.X/24
E o iptables q separa os dois está com as regras:
-A FORWARD -s 192.168.1.130 -j ACCEPT
-A FORWARD -d 192.168.1.130 -j ACCEPT
-A FORWARD -s 192.168.0.101 -j ACCEPT
-A FORWARD -d 192.168.0.101 -j ACCEPT
-A FORWARD -s 192.168.0.102 -j ACCEPT
-A FORWARD -d 192.168.0.102 -j ACCEPT

Já me certifiquei que ambos os lados estão usando o mesmo codec
(ulaw), e esgotei minhas idéias do que pode ser.

Valeu pela atenção.

Samuel Abreu de Paula
samuel em debian-ce.org
George Burns  - "Don't stay in bed, unless you can make money in bed."