[AsteriskBrasil] alguem usa placa digium tdm 400p

eder souza ederwander em yahoo.com.br
Segunda Março 23 10:53:02 BRT 2009

Kra já sei o que ta acontecendo ...

Canal preso kra essas placas FXO são cheias disso, elas nao entendem as vezes o tom de BUSY da rede PSTN ou dos PABX's tem q ajustar a cadencia no braço, e mesmo assim nao funciona direito, eu tinha a dois anos atras 8 astrerisk com duas TDM400p em cada um kra era mt dor de cabeça.

Mas Eder que esta acontecendo?
O asterisk quando trabalha com canais analógicos fica escutando as ligações esperando a qualquer momento escontrar o tom de Busy se ele econtrar isso ele mata a ligação na hora, eu fiz um teste com estas placas e era banal a coisa gravei o tom de Busy em no meu celular liguei para meu amigo via sip e coloquei o tom de busy do meu celular para tocar e encostei o meu microfone na perto do meu celular adivinha o q aconteceu ?

"O asterisk matou a chamada" ou seja ele escutou o tom de ocupado e matou a ligação é isso q ele faz em linhas analógicas pois nao tem sinalização digital é uma zica hehe.

o que esta acontecendo com vc é que quando vc liga para algum lugar da rede pstn e coloca o fone no gancho o asterisk nao entende q a ligação acabou e a linha fica presa quer confirmar de um core show channels verbose no conse e vejá q os canais ainda vao estar em uso apos vc desligar uma chamada.

Confirme se minha teoria esta certa sobre o seu problema eu acho q é isso q esta acontecendo...

como resolver Eder?

Senta e chora rsrs

tem alguns paramotros no zapata e no zaptel para configurar cadencias e o busy detect mas brow nunca funfa 100% digamos q funfa em 60% das chamadas é bem complicado.

Eu estava com uma idéia na época entrei em contato com um eng da antiga Telesp e falei para eu e eler fazermos um circuito em conjunto mas nao tivemos tempo.

A minha idéia seria construir um circuito em hardware e colocar isso entre a placa TDM e a linha anlógica que ficasse monitorando o silencio da linha e os tons de ocupado da linha se ele encontrasse silencio ou um tom de ocupado qualquer mandava o hangup para a placa TDM mas kra nao fizemos nada kkkk

[]'s

Eng Eder de Souza