[AsteriskBrasil] Ajuda para Projeto Final

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Março 27 16:07:55 BRT 2009

Milene Hermenegildo escreveu:
> Pessoal, boa tarde.
> Gostaria de uma ajuda de vocês se possível.
> Estou assinando a lista, que me tem sido bastante útil para meu projeto final, porém estou com alguns problemas, e gostaria de uma luz.
> Estou utilizando o Trixbox para implementação de meu projeto. Na minha casa, tenho uma rede 10.1.1.0 inteligada com um router wireless que tem uma rede 192.168.1.0, e o Trixbox funcionando em uma VM dentro da rede 192.
> [...]

Olá,

       Existe algum problema em colocar as máquinas que estão na rede
192.x.x.x fazerem parte da rede 10.x.x.x? Se não tem problema, então use
seu roteador Wi-Fi como ponte (AP), ou então ligue o cabo que está na
WAN em alguma LAN, e desative o DHCP deste roteador. A partir daí, o
DHCP da rede 10.x.x.x vai fornecer IP para as máquinas Wi-Fi e todos
farão parte da mesma rede, não tendo mais nenhum tipo de problema.

       Se não for possível, o seu roteador Wi-Fi tem que ter um número
IP na rede 10.x.x.x, e este número IP é o que deve ser configurado nos
clientes VoIP da rede 10.x.x.x. Aí no roteador Wi-Fi você deve
direcionar o DMZ para o IP com o Trixbox, e/ou redirecionar para o IP do
Trixbox as portas TCP de 5060 a 5070 e UDP de 10000 a 20000, lembrando
de colocar nas configurações dos ramais SIP a opção nat=yes em sip.conf.

[]'s
           Junior Polegato