[AsteriskBrasil] Duvida sobre Codec g729

Anderson K. Ribeiro voip em drugovich.com.br
Sábado Março 28 10:51:58 BRT 2009

Bom dia a todos.

Estou com uma duvida em relação a utilização de CODEC’S G729

Tenho o seguinte Cenário

Matriz(Trixbox 2.0.0) <--------Trunk(SIP Codec g729)---------->
Filial(Trixbox 2.2.12 placa sangoma FXS codec ALAW)------(Telefone Analog.)

Ou seja tenho dois servidores Asterisk um na matriz e um na filial, fiz um
trunk SIP entre eles e utilizo o codec G729.

Em cada servidor tenho  portas FXS  de uma placa sangoma na qual utiliza
codec ALAW

A minha duvida é o seguinte se eu fizer uma ligação da matriz para a filial
o correto não era eu utilizar a penas 1 codec g729 dos 5 que tenho dentro do
servidor da filial?

Pois quando uma ligação esta ativa e  dou um “show g729” dentro do servidor
da filial ele mostra o seguinte:

“1/3 encoders/decoders of 5  licensed channels are currently in use”

Estou achando esquisito porque em outra filial que tenho outra versão de
trixbox 2.6.1 que utiliza o asterisk 1.4.x ao fazer uma ligação identifica
ele mostra:

“1/1 encoders/decoders of 5  licensed channels are currently in use”

Obrigado