[AsteriskBrasil] Placas VB6060 + VB0408

João Claudio F. Andrade ppro em terra.com.br
Segunda Março 30 14:50:08 BRT 2009

# cat /proc/interrupts

e veja se existem processos ocupando as mesmas interrupcoes...  desabilite
na bios tudo oque voce nao utiliza, como som, portas seriais, paralela, usb,
etc...

se quiser colar o resultado ai pra gente...

há ainda relatos de pessoas que resolveram os problemas direcionando o
processamento da placa apenas para um nucleo do processador (no caso de
processadores com mais de um).

com o comando abaixo voce consegue verificar qual o nucleo q esta sendo
usado pela sua placa...

# cat /proc/irq/`cat /proc/interrupts  | grep vlib | cut -f1 -d: | cut -f2
-d" "`/smp_affinity

Tem um script postado ate pelo suporte da digivoice que eu mesmo nao testei,
mas segue abaixo:

----------------------------------
Crie o um arquivo chamado DGV_irq.
Cole o arquivo em anexo na pasta /etc/init.d
Mude a permissão do arquivo:

chmod -x DGV_irq

adicione a inicialização do sistema:

chkconfig -a DGV_irq

execute o script:

bash DGV_irq

O arquivo deve ter o script abaixo:

#!/bin/bash

### BEGIN INIT INFO
# Provides:       dgv_irq
# Required-Start:    vlibd
# Should-Start:
# Required-Stop:
# Should-Stop:
# Default-Start:  2 3 5
# Default-Stop: 0 1 6
# Short-Description:
### END INIT INFO

# Ajusta IRQs da maquinas para as placas de telefonia

# numero de procs/cores

# Ajusta IRQs da maquinas para as placas de telefonia
# numero de procs/cores

n=`grep processor /proc/cpuinfo | wc -l`
echo "$n cpus detectados"
n_1=$(( $n - 1 ))
# Mask para ultimo cpu
last_cpu_mask=$(( 2 ** $n_1 ))
# Convierto a hexa
# printf requiere paquete 'coreutils', dc requiere paquete 'bc'
last_cpu_mask_hex=`printf '%x' $last_cpu_mask`
#last_cpu_mask_hex=`echo "$last_cpu_mask 16 o n" | dc`
# Mask para todos os cpu's menos o ultimo
almost_last_cpu_mask=$(( $last_cpu_mask - 1 ))
almost_last_cpu_mask_hex=`printf '%x' $almost_last_cpu_mask`
# Todos os IRQs na CPU0 - CPU(n-1) - menos do timer (IRQ)

for IRQ in `cat /proc/interrupts | grep "[0-9]:" | cut -d: -f1 | sed "s/\
//g" | grep -v "^0"`; do
    echo "echo $almost_last_cpu_mask_hex > '' /proc/irq/$IRQ/smp_affinity";
    echo $almost_last_cpu_mask_hex > /proc/irq/$IRQ/smp_affinity
done

# O driver da DGV na CPU(n-1)
for IRQ in `cat /proc/interrupts | grep vlibd | grep "[0-9]:" | cut -d: -f1
| sed "s/\ //g"`; do
    echo "Placa digivoice detectada"
    echo "echo $last_cpu_mask_hex > /proc/irq/$IRQ/smp_affinity"; # sin
espacio entre > y /proc/..
#    echo "Gravando $last_cpu_mask_hex > /proc/irq/$IRQ/smp_affinity"
    echo $last_cpu_mask_hex > /proc/irq/$IRQ/smp_affinity
done

Joao Claudio