[AsteriskBrasil] Problemas com codec g729

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Maio 15 10:18:15 BRT 2009

W.D. - VoiP - Tudo que você precisa em soluções VoIP escreveu:
> Problemas com terminações e ligações para codec g729 entre ramais, ja
> estou um bom tempo com esse problema e não consigo resolver, eu estou
> com problemas pois algumas operadoras voip não estou conseguindo fazer
> a discagem, algumas funcionarma normalmente e outras não, todas elas
> conectaram e estão funcionando rasuavelmente, mas não consigo fazer a
> discagem externa com elas, algumas operadoras funcionam mas com outras
> não, falei com alguns conhecidos e me disseram que poderia ser o codec
> g729, também no ata com o g729 não funciona, mas em um softfone com
> [...]

Olá,

       Tente usar para todos os usuários sip (peer e friend) as opções
"canreinvite=no", "nat=yes" e "allow=all". Faça as ligações e veja se
funciona. Se funcionar, já temos um início de caminho. Depois troque
"allow=all" por "disallow=all", "allow=g729" e teste. Aí vai trocando o
"g729" por "gsm", "alaw" e "ulaw" e faça mais testes.

       Se passou em tudo acima, provavelmente é problema de nat e
canreinvite. Tente agora colocando para quem está atras de nat,
"nat=yes" e para quem está diretamente na internet use "nat=no",
deixando o "canreinvite=no". Depois desses testes, teste agora colocando
"canreinvite=yes" para que está com "nat=no". Por fim, teste colocar
"canreinvite=yes" para todo mundo.

       Passe os resultados dos testes para que possamos analisar melhor.
Seu servidor com Asterisk está atrás de NAT?

[]'s
                  Junior Polegato