[AsteriskBrasil] BOM DIA

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Terça Maio 19 12:44:23 BRT 2009

Junior Polegato - Asterisk wrote:

> [...]
> fiz um teste num instalação limpa sem o G729 e tudo funciona muito bem.
> Dessa forma, somente precisaria de codecs se a ligação chegar em G729 e
> sair em outro formato, por exemplo, para uma placa E1 ou FXO/FXS, mas aí
> posso usar qualquer um outro visto que no caso em que tenho praticamente
> todos os ramais internos, esporádicos via internet, um GSM serviria bem,
> visto que G729 resulta em quase 32 kbps e o GSM em quase 37 kbps. O
> problema mesmo mora quando a operadora VoIP não suporta o GSM, do meu
> exemplo, ou algum ramal não suporta. Está corrento pensar/agir dessa forma?

Quando voce precisa fazer transcoding, precisa do codec, exato..
Pelo que sei..
Se voce for gravar a conversa,  se for usar conference call (creio que o
MeetMe e' sempre slin), usar algo que voce precise estar no voice path
(processar a voz), converter de um codec para outro.

Quanto ao correto pensar/agir, nao se trata de ser incorreto ou de
'questao de interpretacao' usar um G.729 sem licensa.