[AsteriskBrasil] BOM DIA

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Terça Maio 19 12:05:22 BRT 2009

Julio Arruda escreveu:

> Uma dica  (se bem que nao sou advogado):
> Tendo em vista que no Brasil, vale o fato de que auxiliar em ato ilicito
> pode colocar voce 'envolvido', sugiro que tome cuidado com este tipo de
> post.
> E outra dica, rode um verificador ortografico na pagina que voce for olhar.
> Nao existe versao aberta do codec g.729, existem versoes para estudo
> academico, inclusive e' impressionante o numero de pessoas fazendo
> estudo de codecs, como funcionam e etc, me faz admirar o grau de
> instrucao dos brasileiros.

Olá,

        Aproveitando a oportunidade, pelo que entendo e pratico, é
preciso pagar o codec G729 caso haja tradução para outro codec, correto?
Num cenário então onde tenho todos os telefone e ATAs rodando codec
G729, além da operadora VoIP, e fazendo ponte nativa ou repassagem de
pacotes entre eles, salvando tudo em G729, eu não preciso do codec, pois
fiz um teste num instalação limpa sem o G729 e tudo funciona muito bem.
Dessa forma, somente precisaria de codecs se a ligação chegar em G729 e
sair em outro formato, por exemplo, para uma placa E1 ou FXO/FXS, mas aí
posso usar qualquer um outro visto que no caso em que tenho praticamente
todos os ramais internos, esporádicos via internet, um GSM serviria bem,
visto que G729 resulta em quase 32 kbps e o GSM em quase 37 kbps. O
problema mesmo mora quando a operadora VoIP não suporta o GSM, do meu
exemplo, ou algum ramal não suporta. Está corrento pensar/agir dessa forma?

[]'s
              Junior Polegato