[AsteriskBrasil] Novo projeto, Elastix - embratel - 2 linha gvt - 1 telemar - Celular Oi Nextel

João Claudio F. Andrade ppro em terra.com.br
Quarta Maio 20 00:41:42 BRT 2009

Oi Wagner,

tb estou em BH.

Meu cenario é diferente, no entanto vou dar algumas opinioes.

Eu optei por escolher um servidor Dell com garantia no local por 3 anos,
como telefonia é critica e montar um PC em espera pode nao resolver(e se ele
tb der defeito?), preferi contar com uma grande empresa para repor qualquer
peça e que seja rapido.

Utilizo aqui o MeucciBE da digivoice(portugues), que tb possui fax, email,
etc... (inclusive utilizo esses recursos)

O sinal da Embratel é analogico, E1 ou oque? Tenho 8 linhas analogicas e
utilizo a placa vb0408 da digivoice que tem me atendido.

Sobre a implementação de PABX existente com IP eu nao tenho experiencia, mas
pelo que tenho lido, vale bastante a pena migrar tudo para o IP, é provavel
que voce tenha sempre algumas incompatibilidades...
Sobre as linhas da GVT e Telemar, voce pode utilizar a vb0404 que tem 4
linhas analogicas.

Observe que quanto menos placas voce utilizar nessa maquina melhor para que
voce nao tenha problemas com compartilhamento de IRQs e outros possiveis
conflitos...

Outra coisa, no caso da placa mencionada acima vb0404, ela trabalha com
DTMF, e a GVT com FSK, ou seja a identificação de chamadas nao ser
reconhecida. Existe um adaptador pra isso pouco comum.

Praticamente todas as soluções que tenho visto para integração de Skype com
SIP dependem ou de outra maquina com windows com cliente skype ou de um
cliente p/ linux mesmo rodando.
Qual a real necessidade da integração com o skype?

Utilizo a mesma rede wireless dos computadores para a telefonia, sendo que o
ideal seria voce ter uma rede separada, tive apenas problema uma vez quando
uma maquina infectada consumiu os recursos todos da rede e atrapalhou a
telefonia. A telefonia nao demanda banda alta, apenas disponibilidade do
serviço...

espero ter ajudado em algo.

atenciosamente,

João Claudio