[AsteriskBrasil] Qualidade do audio

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Maio 22 17:52:44 BRT 2009

Junior Polegato - Asterisk wrote:

> Olá,
>
>        Também tem a questão da qualidade do link, perda de pacotes e
> banda de passagem, além de QoS fim a fim.

Eu uso G.711, sem problemas, com a operadora (para uso pessoal).
O downstream que tenho e' cerca de 4Mbps e upstream 768k
Faco shaping para nao mandar mais do que 640k, antigamente com htb/tc,
atualmente nao olhei o que o openwrt coloca quando faz o QoS.

Algo que tem que ser levado em conta, e' serialization delay.
Se o seu upstream e' de 128k, e voce estiver mandando para o dispositivo
  de borda (um router ou algo assim), trafego de ftp por exemplo
(pacotes grandes),, o queueing vai ocorrer neste router de borda, e
geralmente, se ele comecar a mandar um pacote, nao vai parar no meio
para mandar seu pacote de voz (MLPPP/FRF.11 a parte)