[AsteriskBrasil] Ambiente contingente.

Rodrigo Vian listas em porttaltecnologia.com.br
Quinta Novembro 12 12:41:29 BRST 2009

Saulo, blz???

Bom.... vamos lá...

Como está interligado a MPLS ?!

Se cada ponta da MPLS tiver um servidor que gerencia o tráfego entre as
redes, eu colocaria o link adsl nele, e faria um programa que
monitoraria a conexão da MPLS. Caso a conexão na MPLS com alguma unidade
falhe, haveria uma alteração de rotas automaticamente. Esse mesmo
programa também deve ser instalado no servidor asterisk. Parto do
principio de que a VPN entre essas unidades seja constante....

Claro que no momento da falha se tiver alguma ligação em andamento, esta
cairá.. mas o sistema será reestabelecido em seguida...

Quando a rede MPLS voltar, antes de retornar à rota padrão, você pode
checar se não há ligação entre a matriz e a unidade para evitar uma nova
queda...

Espero ter ajudado!

[S]

Saulo Quinteiro escreveu:
> Bom dia a todos..
>
> Tenho um projeto novo onde tenho 19 filiais unidas por uma rede MPLS. (O
> servidor Asterisk a principio esta centralizado em uma das pontas do
> MPLS Matriz).
>
> Objetivo:
> Manter a comunicação entre as filiais e seus ramais 24*7.
>
> Método:
> Ter um link ADSL de contingencia em todas as filiais fechando VPN com a
> Matriz. (Assim o problema do link até o servidor esta resolvido)
>
> Problemas:

> [...]

Rodrigo S. Vian
Analista TI
Porttal Tecnologia
Soluções em TI & Telecom
http://www.porttaltecnologia.com.br
phone:55+19+3542-9667

|-- Antes de Imprimir, pense em sua responsabilidade com o Meio Ambiente --|