[AsteriskBrasil] Ambiente contingente.

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quinta Novembro 12 15:55:19 BRST 2009

Saulo, tenho um cliente com uma estrutura parecida com essa. Matriz e filiais interligadas por MPLS. As diferenças são que não existe VPN em caso de queda da MPLS e que cada filial tem seu servidor rodando Asterisk. A comunicação entre os Asterisks das filiais é roteada pelo DUNDi e usamos o IAX2 trunked com codec G.729.

Você também não pode deixar de pensar que caso a MPLS caia, todo o tráfego (voz e dados) vai sair pela VPN, correto? Aí diga tchau pro QoS, a qualidade das ligações vai ficar horrível.

Meu conselho é que você tenha um servidor em cada unidade, e caso a MPLS cair... paciência! MPLS não costuma cair com frequência, e mesmo que caísse, apenas as ligações entre as unidades seriam interrompidas. Ligações internas dentro da unidade ou mesmo ligações externas não seriam prejudicadas.

Talvez eu esteja falando bobagem aqui, é bem possível que as suas expectativas e infra-estrutura seja bem diferente. Mas esse é o ambiente que temos em produção em um cliente muito grande hoje, e está funcionando muito bem.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP