[AsteriskBrasil] Ramal Sip Remoto

jefferson alexandre jefferson.alexandre em gmail.com
Quarta Novembro 25 18:35:08 BRST 2009

<snip>
Bem pessoal procurei na net alguma coisa mais são informações muito vagas
com relação ao bloqueio das portas 5060 e 5061 pelas operadoras que oferecem
internet (Net, Telefonica). Gostaria de saber se alguem utiliza ramal sip
remoto e se tem alguma regra especifica que é necessario abilitar no
asterisk para que isso possa funcionar.

> Grato
>
> Thiago Rodrigues Gonçalves
>
> </snip>

Eu utilizo ramais remotos, e possuo alguns clientes que utilizam internet
com IP dinamico  que falam IAX/SIP  normalmente.
Até onde eu sei, as operadoras bloqueiam portas baixas, que vão de 0 à 1024
mas em todo caso,  você pode especificar outra porta através do parameto
bindport, dentro do arquivo sip.conf.

Para maiores informações:
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+config+sip.conf