[AsteriskBrasil] Ramal Sip Remoto

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Novembro 25 18:49:26 BRST 2009

jefferson alexandre wrote:
> [...]
> utiliza ramal sip remoto e se tem alguma regra especifica que é
> necessario abilitar no asterisk para que isso possa funcionar.
>

>     Grato
>
>     Thiago Rodrigues Gonçalves
>
> </snip>
>
> Eu utilizo ramais remotos, e possuo alguns clientes que utilizam
> internet com IP dinamico  que falam IAX/SIP  normalmente.
> Até onde eu sei, as operadoras bloqueiam portas baixas, que vão de 0 à
> 1024 mas em todo caso,  você pode especificar outra porta através do
> parameto  bindport, dentro do arquivo sip.conf.

Nao existe porta 0 em pacotes UDP/TCP...

De qualquer forma, pelo que parece, ele quer conectar de um Speedy ou
Net, com um servidor SIP em algum lugar.

Para isto, ele nao teria que se preocupar com portas locais, ja que a
porta destino e' 5060, mas a do ramal, deve ser uma porta alta qualquer.

O mais facil e' testar isto, com um provedor SIP externo gratuito (creio
que ainda existem), so que se na AUP do provedor, diz que nao pode rodar
VOIP, presumoq que sempre tem o risco de bloquearem depois..