[AsteriskBrasil] Fila de Chamadas Saintes

Israel israel.escorizza em uranet.com.br
Sexta Outubro 9 10:28:24 BRT 2009

Bom dia a todos os amigos da lista Asterisk Brasil, estou aqui com um desafio interessante.

Quero montar uma fila de chamadas que funcione do seguinte modo:

1 - Atendente liga para o numero X.
2 - O asterisk recebe a ligação e caso exista algum canal de saida livre, o asterisk disca por este canal
3 - se todos os canais estiverem ocupados, a ligação é colocada em uma fila de espera e quando o primeiro canal desocupar, ela é feita.

Estou tentando fazer este modelo utilizando filas (queue), colocando todas as chamadas na fila, e com os links de saida (4 deles) como membros de um grupo de atendimento (member), mas não estou tendo sucesso.  (Atualmente utilizando placas Khomp GSM para discar para celular).

Tentei utilizar o Local, mas toda ligação que cai na fila é atendida por ele, retornando status de CHANUNVAIL, até tentei uma "gambiarra" para ver se funcionava, quando retornasse o status, colocar na fila novamente, mas isto não funciona 100% das vezes, fazendo a lista ficar lotada.

Peço a ajuda dos amigos para este desafio que estou tendo.
Continuarei com meus testes, e qualquer novidade informo ao grupo.

Desde já agradeço pela atenção
Israel Zanata Escorizza - Analista de Software
Uranet Projetos e Sistemas Ltda.
Tel. +55 11 3242-1353 Ramal 2513
www.uranet.com.br