[AsteriskBrasil] Checar se o ramal está ONLINE

pruonckk em pruonckk.org pruonckk em pruonckk.org
Quinta Setembro 3 18:32:33 BRT 2009

a questão é bem simples, mas você precisa trabalhar com socket.

edite o arquivo /etc/asterisk/manager.conf

coloque o seguinte conteudo.

[USUARIO]
secret = SENHA
deny=0.0.0.0/0.0.0.0
permit=127.0.0.1/255.255.255.0
read = system,call,log,verbose,command,agent,user
write = system,call,log,verbose,command,agent,user

certifique-se que no inicio do arquivo esteja com enabled=yes

a porta padrão deve estar configurada como port=5038

então faça um reload em seu asterisk

depois no terminal digite. (Obedeça as letras maiusculas e minusculas nos
comandos)

telnet localhost 5038

Action: Login
UserName: USUARIO
Secret: SENHA
Events: Off (dois enters aqui)

Action: SIPpeers (dois enters)

Para sair digite: Action: LogOff (dois enters)

isso irá mostrar o status de todos os peers pelo manager, para transformar
isso em uma pagina web, voce precisará abrir um socket, executar aqueles
comandos e então tratar o resultado.