[AsteriskBrasil] Res: capacidade do asterisk

José Eduardo C. Mazolini eduardo_mazolini em yahoo.com
Sexta Setembro 11 01:21:40 BRT 2009

No meu entendimento o openser vai te ajudar a "unificar" servidores.
Li em algum lugar que um dos protocolos do asterisk só comporta até 200 ligações não lembro se SIP ou IAX pra mudar tem que recompilar.
Então vc teoricamente precisaria de 3 servidores (200+200+100) asterisk.
Pra rotear entre os 3 servidores o sip vc precisa do openser.
Mas vc não, precisa de openser se tiver só 1 servidor asterisk.
Mas pensando em escalabilidade é bom ja ter o openser mesmo que com 1 asterisk.

O grande problema das soluções asterisk é no quesito capacity.
Precisamos de metodos pra definir capacity.
Infelizmente vc não vai achar aqui uma resposta acertiva ou tecnicamente comprovada que Processador X com Ram Y HD Z suportam 2XX ligações simultaneas, 5X.XXX comutações hora.

Normalmente pensamos em 3 itens escalabilidade, capacidade, interportabilidade.
Escalabilidade:
Teoricamente ilimitada vc adiciona + um servidor asterisk, + gateways.
Pode crescer de 1 em 1 (ata) de 4 em 4 ou 8 em 8 (gateways) ou até mesmo de 40E1s em 40E1s (gateway dialogic).

Interportabilidade:

Isso fica por conta do SIP e Gateway

Capacidade?
Um servidor quenta quanto?
Teste + teste + teste
Se alguem tiver uma resposta não baseada em teste de tentativas. Eu quero muito saber também.

[]´s

Eduardo Mazolini
(19) 9191-2705
msn: jo_edu at hotmail dot com