[AsteriskBrasil] Res: capacidade do asterisk

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Sábado Setembro 12 00:41:02 BRT 2009

Galera, como n recebi uma resposta satisfatória continuei minha busca pelo
google e achei um artigo mto interessante no blog do alberto sato, mas de qq
forma agradeço a todos!
segue abaixo:

http://www.albertosato.voipcenter.com.br/?p=239

 Teste de performance no Asterisk 1.4.11 como
B2BUA<http://www.albertosato.voipcenter.com.br/?p=239>

*By amsato* | November 23, 2007

Di-Shi Sun recentemente fez testes de performance como o Asterisk 1.4.11
configurado como SIP B2BUA (Back to Back User Agent).

Ele utilizou para fazer os testes um servidor com 2 Xeon 5140, dual core,
CPU de 2.33 GHz e 4 Gb de RAM. Para este hardware ele conseguiu gerenciar
até 1500 ligações simultâneas sem fazer transcodificação e 400 ligações
simultâneas transcodificando de G.711 para G.729.

*Sem transcodificação de codec*

O gráfico abaixo mostra a utilização de CPU e memória do servidor em teste.
A utilização de memória é mínima enquanto que a utilização de CPU aumenta
linearmente de acordo com o número de ligações simultâneas. Para 1560
ligações simultâneas, a utilização de CPU chega a 92%.

*Com transcodificação de G.711 para G.729*

O gráfico abaixo mostra a utilização de CPU e memória do servidor em teste,
transcodificando de G.711 para G.729. A utilização de memória é mínima
enquanto que a utilização de CPU aumenta linearmente de acordo com o número
de ligações simultâneas. Para 414 ligações simultâneas, a utilização de CPU
chega a 93%.

Clique aqui<http://www.transnexus.com/White%20Papers/Asterisk_Performance_as_a_SIP_B2BUA.pdf>para
baixar o documento completo do teste realizado.