[AsteriskBrasil] ERB p/ ramal sem fio - Info

Saulo Sena one-good-guy em hotmail.com
Sexta Setembro 11 10:08:43 BRT 2009

  Bom dia Pessoal

 Tentando ajudar o colega da lista...temos as seguintes situações!

 André, a solução que você procura utilizando ERB ( Estação Rádio Base) se chama " ASCOM 9 D ". Ou popularmente conhecido entre nós como "sistema IP DECT", um sistema que é basicamente estruturado de ramais móveis (específicos) fornecidos pela empresa ASCOM  que é uma empresa Suéca e que tem seus representantes no mundo.

 O sistema é composto por Central telefonica compondo CPU,SLU e LTU, a SLU = Placa de ligação das ERBs com canal de voz.

 A LTU = Placa de ligação dos ramais móveis, que são interligados com os ramais fixos dos clientes.

 Como o sistema funciona?

 Exatamente como você PRÉ descreveu! Todos sistema que é alocado ou vendido dentro do site do cliente, seja Hotel, Indústria ou Hospital, recebe uma quantidade X de ERB´s que sempre é identificado através de um levantamento local feito um siteSurvey para sabermos quantas ERB´s são necessárias no site = (espaço físico) do cliente.

 Dentro da estrutura das ERB´s, todo tráfego de dados é feito através da rede física do cliente, através de pacotes de voz.

Vamos dar um exemplo de funcionamento. Dentro de um sistema que é alocado ao cliente por exemplo, utilizaremos 5 ERB´s...

 A primeira ERB a ser configurada, é sempre a MESTRA, as demais são Escravas. Quando as pessoas usuárias do sistema se movimentam dentro da empresa ou site, vai acontecendo a transferencia de transmissão de posição do ramal, ou seja, como todos os ramais estão configurados fisicamente dentro da ERB Mestra, as demais atendem e assumem a transmissão via AirSync (sincronização pelo Ar) sempre que um usuária estiver em um local onde estiver a ERB mais próxima.

 A transmissão de ondes é em formato Elipse, por isso não temos problema com queda de sinal ou transmissão pelo fato de ser feito um estudo anteriormente dentro do site do cliente antes da instalação.

 Já entrando no assunto AP´s,  fizemos um estudo técnico dos nossos aparelhos (IP DECT) dentro de uma faculdade de grande porte onde eles querem estruturar o maior site de AP´s do pais, no momento eles tem em torno uma área coberta com 50 APs, mas a coisa está crescendo. Fizemos uma parceria em conjunto com o polo de informática, e dentro de todos os testes de transmissão feitos, eles deram nota 9,0 para o nosso aparelho! No mesmo jogo, estavam usando um Hiphone MP..alguma coisa que não lembro no momento, e um Sony Ericson, que também fala através da rede.

 Bem...espero ter ajudado com as dúvidas...qualquer coisa, estamos ai !! Abraço e bom final de semana a todos!

Atenciosamente Saulo Sena.