[AsteriskBrasil] Trocar Codec durante Ligação

Daviramos Roussenq Fortunato daviramosrf em gmail.com
Terça Setembro 15 14:04:53 BRT 2009

2009/9/15 Edson Gellert Schubert <egschubert em gmail.com>

>  Duas coisas a ter-se claras:
> 1- T.38 é um protocolo que inicia a negociação de transmissão e quando do
> envio/recepção do FAX ele "chaveia" para G711;

Edson com relação ao T.38 acredito que você está enganando ele não CHAVEIA
para G711 (alaw,ulaw).

Dá uma olhada aqui:
http://www.faqs.org/rfcs/rfc3362.html
e aqui
http://en.wikipedia.org/wiki/T.38

Ou será que meu Inglês (embromeixom) está me mentido?

2- OpenSIPS ou qqer outro membro derivado da família *SER são PROXY-SIP e
> não manipulam banda (entenda-se codec). Isto é função de algum
> media-coverter (normalmente, mas não necessariamente, um B2BUA);
>
> Assim, se vc tem limitações de banda, acho que tá na hora de pensar em
> dedicar um link para a parte de VoIP, ou pelo menos montar um esquema de
> reserva de banda (dinâmica, ou não).
>
> Com relação ao limitação de LINK não seria o caso, o que acontece é o
seguinte. Essa redução se faz no destino no qual vou entregar a ligação onde
meu Cliente conectado em minha REDE pode estar conectado através de Canopy
da Motorola, então, quanto menor for meu consumo melhor, temos condições de
aumenta essa banda mas devido a custo é preferível usar um codec sem
compressão só quando necessário. Quando falo rede Grande estou falando de
mais 10.000 pontos conectados através de FIBRA e RADIO.

Com relação a manipulação conforme citado, o que eu preciso e entreguar o
CODEC que recebo do TRUNK no meu RAMAIS apenas então não haveriam
transcodificação, então até onde sei acredito que quem deveria dar suporte
para trocar de CODEC durante a ligação seria o equipamento conectado no
ramal. (Estou certo?)